Array ( [name] => Facebook [icon] => facebook-icon [handle] => facebook [url] => www.facebook.com/muncmfa )
Array ( [name] => Instagram [icon] => instagram-icon [handle] => instagram [url] => www.instagram.com/municipio.ferreiradoalentejo )
Array ( [name] => Twitter [icon] => twitter-icon [handle] => twitter [url] => twitter.com/municipiofa )
Array ( [name] => YouTube [icon] => youtube-icon [handle] => youtube [url] => www.youtube.com/channel/UCsfexsNSurT9t1ENskPvtaQ )
Array ( [name] => RSS [icon] => rss-icon [handle] => rss [url] => ferreiradoalentejo.pt/rss )
Home / Viver / (Português) ação social / Igualdade de Género
A estratégia de combate à violência doméstica e de género abrange os concelho de Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde e Ourique e tem por objetivos:
A Comissão de Acompanhamento desta estratégia inclui, além dos cinco municípios, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, o Centro Distrital de Segurança Social, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Procuradoria da República da Comarca de Beja, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos cinco concelhos, a Guarda Nacional Republicana, e a ESDIME.
O Gabinete VERA – Vítimas Em Rede de Apoio é um Gabinete de Atendimento e Acompanhamento a Vítimas de Violência Doméstica, gerido pela Esdime Crl. - Associação para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste, uma Cooperativa de Solidariedade Social, sem fins lucrativos.
O principal objectivo do Gabinete VERA é a protecção das vítimas de violência doméstica é a promoção da sua afirmação social, profissional e pessoal.
O Gabinete VERA, implementado no âmbito do Projecto “VERA – Vítimas Em Rede de Apoio”, foi financiado pela medida 7.7 – Projectos de Intervenção no combate à Violência de Género do POPH (de Junho de 2013 até Março de 2015), e actualmente é financiado pelo Protocolo para uma Estratégia de Combate à Violência Doméstica e de Género celebrado em Julho de 2016. Este constitui, desde 2013, uma resposta social especializada na área do atendimento e acompanhamento a pessoas vítimas de violência doméstica, sobretudo mulheres.
O Plano Intermunicipal para a Igualdade inclui os concelhos de Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde e Ourique e tem subjacente a promoção de políticas públicas de âmbito local visando a igualdade de género e o combate às discriminações em função do sexo, orientação sexual, identidade de género e caraterísticas sexuais.