Inaugurada a 26 de Janeiro de 2009, a Loja Social é um projeto da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, único no Baixo Alentejo, que procura dar resposta às necessidades das famílias carenciadas, nomeadamente os beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), idosos com fracos recursos económicos e, ainda, crianças e jovens que apresentem necessidades básicas de subsistência.
A Loja Social divide-se em:
Banco Social
Uma loja de bens usados ou novos constituída pelos bens materiais doados por particulares ou empresas como roupas, brinquedos, mobiliário e eletrodomésticos. Esta estrutura contará com a doação de bens provenientes de pessoas, do comércio tradicional e, ainda, de empresas de grande investimento no Concelho de Ferreira do Alentejo.
Banco Solidário
Um espaço que servirá de armazém para colocar os restantes donativos, de forma a servir de suporte ao Banco Social.
Banco de Voluntariado
Um espaço onde se reúnem voluntários para dar auxílio às tarefas que a Loja Social exige, quer seja, na recolha e distribuição de donativos, quer na triagem dos mesmos.
O Banco de Voluntariado deverá, no seguimento da sua intervenção, articular com diferentes entidades concelhias de carácter social e comunitário, no sentido de permitir a integração dos beneficiários em programas de voluntariado, ajustados ao seu perfil e disponibilidade, de forma a garantir o pressuposto de uma responsável contrapartida social, promovendo a "troca" e não a dádiva.
Equipa Móvel
Servirá exclusivamente para a recolha e distribuição de bens materiais, quando estes sejam de grande porte. Esta distribuição pretende ser alargada a todo o concelho de Ferreira do Alentejo.
Equipa de Tratamento/Recuperação de Bens Materiais:
- Tem a responsabilidade de receber e fazer a triagem de todo o material.