A leitura pública surge no nosso concelho nos anos 60, com a primeira Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian e Ferreira do Alentejo, orgulhou-se de ver chegar às suas gentes as "furgonetas" cinzentas carregadas de livros que foram um sucesso em todo o País.
O sucesso das Bibliotecas Itinerantes levou à criação das Bibliotecas fixas. Em Dezembro de 1960, às 29 carrinhas cheias de livros que viajavam pelo País, juntavam-se 23 Bibliotecas fixas, que dispunham de um fundo bibliográfico de mais de 445 mil volumes, sempre seguindo os princípios da leitura pública, do livre acesso às estantes, empréstimos domiciliários e serviços gratuitos.
Ainda nos anos 60 é criada a primeira Biblioteca fixa de Ferreira do Alentejo - A Biblioteca n.º117, da Fundação Calouste Gulbenkian - que se instala na Rua Conselheiro Júlio de Vilhena, n.º 1 (actual Associação cultural de caça e pesca do concelho de Ferreira do Alentejo).
Anos mais tarde e por iniciativa da Câmara Municipal, a Biblioteca viria a ser transferida para um espaço mais central e amplo, localizado na Praça Comendador Infante Passanha, onde funciona actualmente a Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo.
No entanto, com o aumento do número de leitores e documentos existentes, surge novamente a necessidade de mudança para um outro espaço, de maiores dimensões, regressando em 5 de Março de 1999, para a Rua Conselheiro Júlio de Vilhena, n.º5, instalando-se assim, num palacete oitocentista (onde funcionou em tempos o Tribunal Judicial da Comarca).
Nessa mesma data, o Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, apresenta aos munícipes, o projecto de reconstrução, readaptação e ampliação desse edifício para criação e instalação da futura Biblioteca Municipal de Ferreira do Alentejo.
A Biblioteca Municipal é fruto da celebração de um contrato programa estabelecido entre a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, através do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (I.P.L.B.), no âmbito de um programa de apoio à criação de uma Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
De acordo com a tipologia, podemos classificar a Biblioteca Municipal como sendo uma B.M.1, classificação esta que corresponde a um tipo de Bibliotecas que são instaladas em concelhos com uma população inferior a 20.000 habitantes.