A Divisão de Cultura, diretamente dependente do executivo municipal, tem como missão, em geral, o planeamento e execução das políticas municipais para o desenvolvimento cultural, incluindo a educação formal e não formal, a artes e espetáculos e a história.
Nomeadamente, compete, em especial, à Divisão de Cultura:
- Promover e publicar os estudos históricos do concelho de Ferreira do Alentejo, incluindo a sua inserção regional e nacional.
- Promover a salvaguarda e valorização do património cultural, material e imaterial.
Gerir o Museu de Ferreira e todos os demais núcleos e espaços museológicos. - Promover práticas e iniciativas educativas não formais, incluindo a universidade popular.
- Promover atividades culturais em todos os domínios artísticos.
- Gerir a utilização e funcionamento dos equipamentos culturais municipais.
- Assegurar a colaboração com as associações culturais e, bem assim, com quaisquer outras entidades nos domínios de atuação da Divisão.
- Gerir o Arquivo Municipal, o qual trata toda a documentação, recebida e produzida pelo município, independentemente do tipo de suporte em que se apresente, através de um plano de classificação e procedimentos arquivísticos, definidos em Regulamento.
- Em matéria arquivística, dar apoio interno a toda a estrutura orgânica do município, nomeadamente no que diz respeito à uniformização de procedimentos, definição de circuitos documentais e gestão documental.
- Preparar as peças do procedimento que se mostrem necessárias para instruir os processos de contratação pública, das obras e fornecimentos da sua área de atuação, designadamente os programas de concurso e cadernos de encargos.
- Superintender a gestão da biblioteca municipal e demais serviços conexos.
- Superintender os serviços de educação, de acordo com as competências municipais legalmente estabelecidas quanto ao sistema formal de educação e ensino.