A Intervenção Precoce destina-se a crianças até à idade escolar que estejam em risco de atraso de desenvolvimento, manifestem deficiência, ou necessidades educativas especiais. Consiste na prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais a estas crianças e às suas famílias com o objectivo de minimizar efeitos nefastos ao seu desenvolvimento.
Os programas de Intervenção Precoce devem, sempre que possível, decorrer no meio ambiente onde vive a criança. Habitualmente a intervenção inicia-se a sinalização –geralmente feita pelo hospital, creche, jardim infantil, ou pela própria família. Seguidamente é realizada a avaliação/diagnóstico e implementado um programa de intervenção.
A intervenção Precoce pode iniciar-se entre o nascimento e a idade escolar, no entanto há muitas vantagens em começar o mais cedo possível.
A dinamização da intervenção precoce tem por base a ação conjunta entre os serviços do Ministério da Saúde, da Segurança Social e da Educação, agregados na Subcomissão de Coordenação Regional para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.
No concelho de Ferreira do Alentejo a intervenção precoce é operacionalizada com base num protocolo assinado entre o Município de Ferreira do Alentejo e a Subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância.