O Serviço de Logística e Tráfego, funciona na direta dependência do executivo municipal.
O Serviço de Logística e Tráfego, tem como missão, em geral, assegurar as atividades logísticas que lhe sejam determinadas, como as que respeitam ao trânsito e à proteção civil, bem como a gestão dos veículos e máquinas pesadas, os sistemas de transportes a cargo do município, as matérias à gestão do estaleiro municipal, jardinagem e limpeza urbana:
Compete ao Serviços Logística e Tráfego (SLT):
. Assegurar o funcionamento dos transportes, de pessoas e bens, necessários ao regular funcionamento dos serviços do município;
. Assegurar o sistema de transportes escolares, em colaboração com o serviço competente em matéria de educação e ensino;
. Assegurar os transportes cedidos a terceiras entidades, mediante regular aprovação;
. Zelar pelo equipamento e manutenção de todos os veículos, ligeiros e pesados, ao serviço do município;
. Zelar pelo equipamento e manutenção de todas as máquinas pesadas ao serviço do município;
. Assegurar o cumprimento das competências municipais em matéria de trânsito automóvel e estacionamento nas ruas, nas estradas e caminhos municipais e nos demais lugares públicos;
. Colocar, de acordo com as competentes decisões e deliberações, e manter e conservar em bom estado de uso e visibilidade, a sinalização de trânsito nas ruas, nas estradas e caminhos municipais e nos demais lugares públicos;
. Assegurar os serviços de suporte operacional das obras públicas por administração direta, devendo, ainda, prestar apoio operacional aos demais serviços do município;
. Assegurar o funcionamento e dirigir as equipas de trabalhadores ao serviço do município que atuam em obras de administração direta;
. Dirigir as Oficinas e equipas operacionais, designadamente, de mecânicos, asfaltadores, calceteiros, carpinteiros, pedreiros, pintores, serralheiros, eletricistas, serventes e outros auxiliares gerais;
. Desenvolver os trabalhos operacionais que lhe sejam superiormente determinados;
. Dar resposta aos pedidos de apoio, nas áreas operacionais a seu cargo, por parte das demais unidades e subunidades orgânicas do município;
. Assegurar o bom estado de conservação e funcionamento das máquinas e equipamentos entregues à sua responsabilidade;
. Albergar e assegurar os meios necessários ao funcionamento do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), de Defesa da Floresta Contra Incêndios, e de Segurança, os quais dependem diretamente do executivo municipal, em conformidade com a distribuição de pelouros em vigor neste;
. Apoiar o funcionamento da Comissão Municipal de Proteção Civil, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, e do Conselho Municipal de Segurança, bem como dos respetivos gabinetes técnicos;
. Coordenar a atividade desenvolvida pelo veterinário municipal.
. Prover à sanidade veterinária, designadamente quanto à luta antirrábica, prevenção da gripe das aves e de outras doenças da fauna;
. Dirigir a organização e funcionamento Centro de Recolha Oficial de Ferreira do Alentejo — CROFA, designadamente, a captura, alojamento e adoção dos animais, bem como garantir a higiene diária do mesmo e a cuidada alimentação dos animais, bem como dar execução às admissões e saídas.
. Gerir a organização e funcionamento geral do Estaleiro Municipal, nomeadamente superintendendo a disciplina, a organização e o uso dos espaços do estaleiro municipal, de acordo com o respetivo Regulamento.
. Assegurar o correto funcionamento da portaria do estaleiro municipal, com controlo da entrada e saída de pessoas e bens;
. No Serviço de Logística e Tráfego (SLT), é agregada a competência de gestão do espaço do Estaleiro Municipal e funcionamento da respetiva Portaria., e, bem assim, o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROFA) que será gerido com o veterinário municipal.
. De igual modo, a jardinagem e a limpeza urbana ficam adstritas ao SLT.