Array ( [name] => Facebook [icon] => facebook-icon [handle] => facebook [url] => www.facebook.com/muncmfa )
Array ( [name] => Instagram [icon] => instagram-icon [handle] => instagram [url] => www.instagram.com/municipio.ferreiradoalentejo )
Array ( [name] => Twitter [icon] => twitter-icon [handle] => twitter [url] => twitter.com/municipiofa )
Array ( [name] => YouTube [icon] => youtube-icon [handle] => youtube [url] => www.youtube.com/channel/UCsfexsNSurT9t1ENskPvtaQ )
Array ( [name] => RSS [icon] => rss-icon [handle] => rss [url] => ferreiradoalentejo.pt/rss )
Home / Freguesias / Freguesia de Figueira dos Cavaleiros / Divisão Administrativa
Área total: 154.2 Km2
Densidade Populacional: 8.7 hab/km2
População: 1346
Actividades económicas: Agricultura, olivicultura, exploração de cortiça e pecuária
Património: Igreja Matriz , Poço Velho, Igreja Paroquial de Santa Margarida do Sado e Igreja Paroquial de São Sebastião
Outros Locais: Pesca desportiva no rio Sado e Zona de Caça Associativa
Artesanato: Trabalhos em buínho, miniaturas em madeira, bordados e tapetes
Orago: São Sebastião
:: FIGUEIRA DOS CAVALEIROS
A nove quilómetros da sede do Concelho, a Freguesia de Figueira dos Cavaleiros encontra-se na margem esquerda da ribeira de Figueira, afluente do rio Sado. É constituída pelos lugares de Figueira de Cavaleiros e Santa Margarida do Sado.
O seu curioso nome é explicado pelo Pe. António Carvalho da Costa na “Corographia Portugueza” de 1706: “Esta freguesia tomou o nome de Cavaleiros de vinte homens que tinham cavalos de regalo, e eram tão insignes cavaleiros, que de muitas partes os chamavam para correrem nas festas”. Quanto à parte Figueira do topónimo, é de proveniência óbvia.
A igreja paroquial de Figueira de Cavaleiros, dedicada a S. Sebastião, é o maior bem patrimonial desta Freguesia e merece por isso mesmo uma visita daqueles que se deslocam a terras de Ferreira do Alentejo. Pena, infelizmente, a acção negativa que sobre ele exerceu um grande incêndio, ocorrido em 1942. Interiormente, as características da igreja revelam algumas influências do período barroco seiscentista.
A nível administrativo, o termo de Figueira de Cavaleiros sofreu já diversas alterações ao longo dos anos. Na segunda metade deste século, foi desmembrado parte do seu território, que se viria a constituir numa nova freguesia, a de Canhestros, que até aí fora um lugar seu anexo.
É uma freguesia essencialmente rural. As actividades ligadas ao sector primário, como a agricultura, a olivicultura, a exploração de cortiça ou a pecuária, têm aqui uma clara preponderância.