Ferreira mais Futuro é o projeto que dá corpo ao Contrato Local de Desenvolvimento Social definido para o Município de Ferreira do Alentejo.
Enquadra-se no eixo "Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil", foi concebido pelo conjunto das entidades que integram a Rede Social e, por deliberação da Câmara Municipal e do Conselho Local de Ação Social, a sua execução está a cargo da Associação de Desenvolvimento das Terras do Regadio.
O projeto teve início em fevereiro de 2020 e terá a duração de 36 meses. A dotação financeira para o conjunto das atividades é de 388 800,00 €.
O projeto é constituído por 5 ações principais:
Ação 1. Parentalidade Positiva
Prevenir situações de risco ou de perigo através da promoção do exercício da parentalidade positiva, desenvolvendo para o efeito sessões de capacitação pessoal, social e familiar, individuais e em grupo, sessões de promoção da organização e relacionamento familiar e o desenvolvimento e aplicação de programas de competências parentais e familiares, procurando intervir junto de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, famílias em situação de vulnerabilidade e famílias em situação de crise.
Ação 2. Comunidade + Envolvida
Sensibilizar e mobilizar toda a comunidade para a promoção dos direitos e desenvolvimento das crianças e jovens, direcionada diretamente para as crianças, jovens e famílias do concelho e indiretamente para a toda a comunidade, através da criação e implementação de um plano de intervenção local em matéria de infância e juventude e de campanhas de informação e sensibilização sobre os direitos e a proteção das crianças e jovens.
Ação 3. Novos horizontes
Promover o acesso a crianças e jovens do concelho, principalmente em situação de maior vulnerabilidade, a experiências de intercâmbio e conhecimento de outras realidades, através de visitas a locais social e culturalmente interessantes e realização de intercâmbios para partilha de experiências desconhecidas e /ou com jovens provenientes de outras realidades. A ação irá desenvolver-se sobretudo nas pausas escolares, e prevê a organização de encontros com jovens de outras realidades e culturas, visitas a centros de ciência viva e conhecimento, visitas e contato com experiências artísticas, desportivas e culturais diferentes (escolas de surf, centros de canoagem, bastidores do teatro, laboratórios de robótica) e o contato com as empresas locais, regionais e nacionais.
Ação 4. Cultura e Desporto Jovem
Promover o acesso a atividades culturais, científicas e desportivas, através de dinâmicas artísticas e criativas, atividades de ocupação cultural e científicas e de atividades desportivas. A ação irá desenvolver-se, principalmente, nas pausas escolares, e prevê colocar as crianças e jovens da comunidade, sobretudo os provenientes de famílias mais carenciadas ou os residentes fora da sede do concelho, em contacto com programas culturais e científicos e com programas desportivos que inclui atividades diversas prevendo-se também a organização de residências artísticas e criativas para jovens e a experimentação de atividades desportivas pouco acessíveis aos jovens no território.
Ação 5. Participa +
Pretende estimular a participação cívica de crianças e jovens da comunidade, através da dinamização de grupos de jovens, sessões de debate e participação cívica e sessões de voluntariado. A ação irá desenvolver-se junto dos jovens do concelho de forma a promover competências pessoais, sociais e relacionais mas principalmente despertar consciência e a preocupação cívica por parte destes jovens, para o efeito serão convidados líder locais, regionais e nacionais, e serão identificados e debatidos problemas e soluções. Como forma de refletir a mudança e a crescente participação cívica prevê-se a realização de iniciativas de voluntariado por parte destes jovens e a criação de uma guia de recomendações para melhoria e desenvolvimento local.